Participação em diversos processos exige disciplina

Abertura de inscrições para programas de estágio e trainee aumenta a partir de agora, exigindo planejamento dos jovens para garantir participação em mais de um deles

Nestes últimos meses do ano, muitas empresas abrem as inscrições para seus programas de estágio e trainee, o que exige planejamento por parte dos estudantes, seja de nível técnico ou superior. Segundo o diretor-executivo da Perfil de Talentos, Afonso Lamounier de Moura, as empresas aproveitam este período porque buscam candidatos para o ano seguinte, sejam estagiários que estarão cursando o último ano em 2011 ou trainees que estejam concluindo a graduação neste ano.
Moura afirma que não há um número limite de processos em que os estudantes possam se inscrever. No entanto, se for pela mesma empresa recrutadora, a participação acabará sendo restringida a dois ou três processos que não sejam simultâneos. “Os jovens devem levar em conta seu real interesse pela área a que está se candidatando, pois seu sucesso no processo seletivo dependerá disso”, orienta o diretor. A análise das condições oferecidas pelas empresas, como remuneração, benefícios, perspectivas de efetivação e local do estágio, também é fundamental para evitar perda de tempo e frustrações ao candidato, de acordo com o especialista.
Definida a participação no processo seletivo, o estudante deve ficar atento às datas das etapas, como orienta a coordenadora de Administração Pessoal e Recursos Humanos da Soulan Recursos Humanos, Edilaine Aparecida de Carvalho: “É importante procurar conhecer a organização que oferece a vaga, além de ler bastante sobre atualidades e conhecimentos gerais, ou seja, abordar diversas áreas do conhecimento. Outro fator importante é o domínio do idioma inglês que costuma ser exigido”.
O momento também exige organização. A coordenadora afirma que esta é uma das dificuldades dos candidatos, pela ansiedade diante da situação, a grande concorrência e a pressão exercida pela família e pessoas próximas. “O jovem muitas vezes se sente sufocado. Tudo isso se soma aos estudos, provas e a tarefas da instituição de ensino”, explica Edilaine.

Organização

Para superar a desorganização, a dica é sempre ter disciplina. Moura diz que quando o jovem decide ingressar no mercado de trabalho, ele precisa ter planejamento e seguir criteriosamente as etapas dos processos seletivos, que podem ser de curta, média ou longa duração, dependendo da característica da empresa e da vaga em questão.
A seleção, segundo o diretor-executivo da Perfil de Talentos, pode ser composta de uma única entrevista ou acrescida de dinâmica de grupo, entrevista por competência, testes de raciocínio, personalidade e idiomas, dentre outras, o que exige boa organização no caso de se optar por mais de um processo seletivo.

MogiNews – Matéria publicada em 07/11/10